terça-feira, 18 de novembro de 2014

Você já ouviu falar em .... PIRACEMA



PIRACEMA é o movimento dos cardumes de peixe que nadam rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova no período de reprodução. A palavra vem do tupi e significa "subida do peixe".

Durante o fenômeno da piracema a pesca é geralmente proibida por lei, uma vez que os grandes cardumes encontram-se no seu período de reprodução. O desrespeito à lei pode ocasionar multa e apreensão do material pescado.




Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura, os testículos dos peixes nesse período aumentam de tamanho, ficando repleto de sêmen.

Na fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança seus óvulos na água, e o macho lança os espermatozoides sobre eles. Após, os peixes descem novamente o rio. Os ovos e larvas fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No Brasil, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, as quais causam o aumento do nível dos rios.



A piracema ocorre entre os meses de outubro e março.
Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da abundância de peixes das águas dos rios e lagoas.

Um grande problema para a piracema é a presença de barragens. Ao tentar subir o rio, os peixes encontram esse obstáculo e muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem exaustos. Neste momento os peixes acabam sendo predados. Outro problema é que os ovos e larvas não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, as turbinas acabam causando a morte de peixes, ovos e larvas.


O que fazer então?

Uma solução para o problema das barragens é a construção de escadas para peixes, os quais facilitam a subida e descida dos peixes, além de diminuir os impactos.



Pesquisa realizada pela acadêmica em Ciências Biológicas Aline Bampi



Fontes das imagens:  
http://www.presenteparahomem.com.br/o-que-e-o-periodo-de-piracema-dos-peixes-quando-ocorre/
http://mundodepalavras.wordpress.com/2012/04/06/e-proibido-pescar-2/
http://www.anjosnoticias.com.br/exibir_noticia/6211/lei-da-pesca-e-adiada-pela-piracema.html
http://www.procon.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=590
http://projecto2012anca.blogspot.com.br/2012/06/problemas-que-surgiram-durante.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário