quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Uma Noite no Museu

ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ESPECIAL HELEN KELLER PARTICIPAM DA PROGRAMAÇÃO " UMA NOITE NO MUSEU " NO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL






Estagiária do Museu Joana Becker com os alunos da escola Helen Keller


Relato da professora de Biologia: Júlia Aparecida de Queiroz Bertoti

"Uma relação de mutualismo entre indivíduos da mesma espécie. Essa é a definição que encontro para descrever a relação professor-aluno que acontece na nossa escola (Escola Estadual Especial Helen Keller). Uma permanente troca de ensinamentos, onde o professor instiga os alunos a conhecer um novo mundo  através de livros, conteúdos e explicações  e os alunos, por sua vez, instigam o professor a conhecer o mundo deles, o mundo da cultura  surda, da Libras. A cada nova descoberta realizada, cada aquisição de novo conhecimento vai acontecer sempre em "mão dupla" em uma relação que todos se beneficiam. 
Em nossa visita ao Museu de Ciências Naturais, UCS Aquarium, Museu Itinerante, Planetário e Sala de Exposições Temporárias, os alunos puderam observar (estratégia muito utilizada no ensino para surdos) muito do que foi ensinado em sala de aula, tendo um maior aproveitamento na criação das relações de teoria e prática.