quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Curiosidades sobre o Corpo Humano

Pessoal!

Nesta semana, vamos conhecer alguns mitos ou verdades sobre o corpo humano.
A reportagem que segue abaixo, foi retirada do site do Terra, link:


É perigoso tomar banho depois de comer?
    Segundo o médico clínico Luciano Mello garante que uma chuveirada após a refeição não faz mal, desde que a água esteja bem quentinha, desta forma o corpo não  precisa produzir calor, então não será exigido esforço do corpo.. Por outro lado, nadar não é indicado, porque essa ação faz exigência muscular, podendo provocar vômitos e afogamentos.

Estalar os dedos engrossa as juntas?

    Parece mito, mas é verdade. Movimentos repetitivos nas articulações podem enrijecer, engrossando-as. Porém, o reumatologista Fernando Neubath explica que, apesar do possível engrossamento, estalar os dedos não deve causar dor ou qualquer outro problema de saúde.

Por que o dente siso demora mais a nascer?

    O dente siso é o último a aparecer na boca, quando as pessoas têm entre 15 e 25 anos. Há razão que o siso nasce depois de acordo com a Dra. Lina Martinelli, presidente da Academia Gaúcha de Odontologia: antes dele não há um dente-de-leite correspondente. Assim, é obrigado a encontrar o seu próprio lugar na gengiva. Depois que começa a crescer, pode demorar meses até estar totalmente para fora da gengiva.

O que causa o chulé?

    O mau cheiro nos pés, conhecido como chulé é causado pela combinação do aumento do suor com a proliferação de bactérias e fungos. Sapatos de plástico, por exemplo, provocam mais chulé que os outros justamente porque não absorvem a transpiração.
Para se livrar do odor, a dermatologista Carolina Ferolla aconselha utilizar talco antisséptico, preferir as meias de algodão e trocá-las diariamente. Sempre que possível, os calçados devem ser expostos ao sol, e os pés deve ser bem secos entre os dedos.

Por que os homens são mais carecas que as mulheres?

    Os homens são mais carecas porque o hormônio masculino testosterona passa, ao longo da vida, a se transformar cada vez mais em didrotestosterona, que é responsável pela queda de cabelo. "Como o homem tem mais testosterona, a calvice é mais comum neles", afirma a dermatologista Carolina Ferolla. Na região da cabeça em que caem os cabelos, as células são ricas em receptores para a diidrotestosterona.

O que acontece se não piscarmos os olhos?

     Na verdade, o cérebro não permite que isso ocorra. "Até conseguimos ficar alguns segundos sem piscar, mas acabamos nos rendendo ao comando do sistema nervoso central que nos obriga a piscar", afirma o oftalmologista Luciano Bellini. Isso porque piscar é fundamental para a saúde das córneas, a parte transparente dos olhos, que precisam estar bem lubrificadas pela lágrima. Se por acaso elas não se lubrificam acabam secando e acabam morrendo.
Neste sentido, a superfície dos olhos é diferente da superfície da pele. A pele não precisa estar sempre molhada, pois suas células são cobertas por uma proteína chamada queratina, que torna a região mais resistente do que a superfície do olho.

Por que os homens têm barba e as mulheres não?

    Os homens têm barba por causa da testosterona, um hormônio em quantidade muito maior no sexo masculino. Como o hormônio se manifesta apenas na puberdade, o aumento de pelos no rosto ocorre a partir desse período. A barba aparece primeiro em cima dos lábios, como uma penugem. Dali se forma o bigode e se espalha para bochechas e queixo.
A dermatologista Carolina Ferolla conta que as mulheres até podem ter barba, devido a níveis mais altos de testosterona no organismo. "Normalmente isso ocorre pela ação do hormônio no folículo piloso (estrutura que dá origem ao pelo), como na menopausa, em que é comum o aumento de pelos", diz

Como se forma a cera de ouvido?

    É produzida pelas glândulas ceruminosas, células existentes na pele do conduto auditivo externo, que fica nos primeiros três centímetros do ouvido, de fora para dentro. Formada basicamente de gorduras, a cera tem como objetivo a proteção, porque contém substâncias que impedem a proliferação de micro-organismos, além de impermeabilizar o local.
Ektor Onishi, otorrinolaringologista da Sociedade Brasileira de Otologia, explica que a cera mais recente empurra a mais antiga para a parte externa do conduto auditivo. "É um mecanismo de autolimpeza", diz. Por isso, deve-se apenas limpar a parte mais de fora, com uma toalha ou com um lenço de papel. Algumas pessoas produzem cerúmen em excesso, bloqueando completamente o conduto. Nesse caso, a limpeza deve ser feita pelo otorrinolaringologista.