sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pilha que funciona ao ser mergulhada na água

Bom Dia queridos seguidores do MUCS!

Aqui no Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul,  temos o espaço do UCS Aquarium onde trabalhamos muito com a questão do lixo no meio aquático e o seu tempo para decomposição.

Todos sabemos (ou deveríamos saber) que a pilha demora entre 100 a 500 anos para se decompor, mas a sua composição é feita de metais pesados, cujo o tempo destes de decomposição é infinito, podendo causar vários impactos ambientais e a saúde humana.

Sorte nossa que existem pesquisadores que realizam trabalhos como este do qual venho trazer a vocês hoje.

Criaram uma pila que funciona ao ser mergulhada na água. Interessante não?! Quando mergulhada na água os íons positivos e negativos se misturam para ativá-la.

Não tem para vender ainda no Brasil, mas já é um começo para a proteção ao meio ambiente. Enquanto não há a venda deste item aqui, você pode dar o destino correto as suas pilhas. Existe uma lei que obriga as lojas que vendem este material a recolhê-los quando eles forem considerados lixo. Os estabelecimentos ficam encarregados do descarte correto das pilhas. Quando realizamos a coleta correta deste material estamos gastando menos energia para poderem ser fabricadas e libera-se menos poluição no ar, o que acaba sendo bom para nós e o meio ambiente.

Aqui em Caxias do Sul/RS, o supermercado Zaffari faz a coleta de pilhas. E você sabe onde tem coleta em sua cidade? Que tal pesquisar e falar para seus amigos e familiares?


Pesquisa realizada pela acadêmica em Ciências Biológicas Fabiana Setti Zulian