segunda-feira, 7 de julho de 2014

Desperdiçar comida é pecado Ecológico!

Desperdiçar comida é pecado Ecológico!

    Poucas pessoas se dão conta que jogar comida fora é desperdiçar o bem mais precioso, indispensável e cada vez mais escasso, a ÁGUA.

     Qualquer alimento precisa de muita água, a chamada água virtual: a gente não vê, mas ela foi incorporada ao processo de produção.
Um quilo de arroz demanda de mil a dois mil litros de água; um quilo de trigo, 900 litros; em relação a carne bovina os números vão de 16.183 a 100 mil litros por quilo.

     Comida no lixo significa também poluição: a decomposição da massa orgânica nos lixões e aterros emite metano, gás com potencial de aquecimento vinte vezes maior do que o gás carbônico, causador do efeito estufa.
    
Cada brasileiro descarta 1/3 de tudo que o que compra.
Produtos campeões do desperdício: frutas, verduras e legumes.
Pelas estatísticas, cada um de nós compra por ano, 37 quilos e desperdiça 28 quilos.

Dicas para não desperdiçar:

compre só o que realmente vai consumir, transporte, guarde e manipule os alimentos com todos os cuidados para não estragá-los, não aperte, amasse ou tire partes para testar a qualidade do produto e não jogue fora as sobras, talos, cascas, folhas, miolos e outras partes das furtas, verduras e legumes, elas podem ser utilizadas em criativas e nutritivas receitas deliciosas.



Resumo elaborado pela acadêmica em Ciências Biológicas: FABIANA SETTI ZULIAN


Fonte: SIBINELLI, Valdemar. Deseperdiçar comida é pecado ecológico. Terra da Gente, Campinas: nº78.p.82, 2010