terça-feira, 13 de maio de 2014

Projeto O Museu de Ciências Naturais vai a Escola

     Neste ano de 2014, o Museu de Ciências Naturais/ UCS está com diversas atividades, proporcionando aos acadêmicos de Ciências Biológicas e outras áreas, e estudantes das escolas da região, momentos de aprendizagem através de metodologias de ensino diversificadas.

     Durante as visitações, os estudantes são inseridos em um laboratório vivo, onde visualizam e vivenciam a importância das Ciências Naturais, compreendendo desta forma, que na natureza tudo está interligado, formando uma grande teia da vida e que o homem é um fio desta teia, um agente que vive em relação/ dependendo dos demais seres vivos.

   Uma das atividades de Educação Ambiental que merece destaque é o PROJETO “O MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS VAI À ESCOLA”.

   Este projeto foi idealizado em 2013, pelo saudoso professor Ronaldo Wasum, na Escola Municipal Caldas Júnior. O projeto piloto foi iniciado através do trabalho de conclusão do Curso de Ciências Biológicas do acadêmico Daniel Takarada, e foi um sucesso!

    Devido a este sucesso, neste ano, o projeto está sendo aplicado em duas escolas em Caxias do Sul/RS e em uma escola em Antônio Prado/RS:

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardelino Ramos, em Caxias do Sul/RS
Através do projeto, a acadêmica em Ciências Biológicas, Fabiana Setti Zulian, está realizando o seu trabalho de conclusão de curso.


- Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, em Caxias do Sul/RS.
 Através do projeto, a acadêmica em Ciências Biológicas, Paula Cristina Vons, está realizando o seu trabalho de conclusão de curso. 

- Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, em Antônio Prado/RS.
 Através do projeto, a acadêmica em Ciências Biológicas, Vanessa Susin, está realizando o seu trabalho de conclusão de curso. 

    As escolas parceiras inicialmente visitam o Museu de Ciências Naturais, conhecem a Sala de Exposição Permanente, os setores de Botânica e Zoologia, o Museu Interativo e Itinerante e o Aquarium.

    Após as visitações, as acadêmicas realizam oficinas e atividades de educação ambiental nas escolas; e as professoras realizam um trabalho interdisciplinar com os estudantes, relacionando o conhecimento do Museu de Ciências Naturais, com os conhecimentos desenvolvidos na escola.

    Entre os meses de outubro e novembro, os estudantes apresentarão os conhecimentos adquiridos durante o projeto através de uma mostra de trabalhos, que será realizada nas respectivas escolas.

domingo, 11 de maio de 2014

Oficina Conhecendo os Insetos

No dia 30 de abril de 2014, os estudantes do 3º ano B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caldas Júnior participaram de uma oficina no Museu de Ciências Naturais/UCS: OFICINA CONHECENDO OS INSETOS.

As estagiárias da visitação, Aline Bampi, Fabiana Setti Zulian, Paula Cristina Vons e Vanessa Susin, juntamente com a funcionária Janete M. Scopel,  ministraram atividades diversificadas aos estudantes:

- Palestra “Conhecendo os Insetos”;
- Dinâmica de Educação Ambiental: Polinização;
- Observação de insetos com lupas de mão;
- Construção de um Terrário;
- Confecção de insetos com materiais alternativos.


A atividade foi muito gratificante, os pequenos estudantes estavam curiosos, realizavam questionamentos e contribuíam com informações que haviam aprendido em sala de aula.

Estavam muito interessados em aprender mais sobre os insetos!


Palestra Conhecendo Os Insetos
Dinâmica Polinização

Observação de Insetos com lupas de mão


Confecção de insetos com materiais alternativos