terça-feira, 4 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente 2013

O Museu de Ciências Naturais, juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMMA, realizarão atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente.
A equipe do MUCS participará das seguintes atividades, que foram previamente agendadas pelas escolas através da SEMMA:

06/06/2013 - quinta-feira

- Oficina Descobrindo o Mundo dos Fungos - Ministrante: Letícia Osorio da Rosa
- Palestra Curiosidades sobre Animais Peçonhentos - Ministrante: Cristiano Dalla Rosa
- Oficina Estudo e Organização do Terrário como Ecossistema - Ministrante: Marcos Grizzon
- Abertura da Exposição " O Trigo na Arte de Van Gogh e o Pão Nosso de Cada Dia".

Alunos em atividade prática da oficina Descobrindo o Mundo dos Fungos

Alunos em atividade prática da oficina Descobrindo o Mundo dos Fungos
Acad. Marcos Grizzon ministrando a Oficina Estudo e Organização do Terrário como Ecossistema

Atividade prática da Oficina Estudo e Organização do Terrário como Ecossistema

Atividade prática da Oficina Estudo e Organização do Terrário como Ecossistema

07/06/2013 - sexta-feira
- Oficina O Arqueólogo e o Mundo dos Fósseis - Ministrante: Léia Ribeiro dos Santos
- Oficina Brincando no Fundo do Mar - Ministrantes:  Claudiane Campagner, Fabiana Zulian, Marina Cenci Feltraco, Sarah Webber, Joana Becker, Paula Vons de Oliveira, Vanessa Susin, Karmine Pasinatto, Gerson Luiz Cavalli, Janete M. Scopel


Acad. Léia explicando para os alunos sobre Fósseis

Atividade prática sobre Fósseis

Acad. Sarah explicando para os alunos sobre o Aquário Marinho
Acads. Joana e Vanessa na Oficina Brincando no Fundo do Mar
Grupo das Acads. Claudiane e  Paula realizando a Oficina Brincando no Fundo do Mar


Grupo das Acads. Fabiana e Karmine realizando a Oficina Brincando no Fundo do Mar
Grupo das Acads. Marina e Sarah concluindo a Oficina com um Teatro
Grupo das Acads. Joana e Vanessa juntamente com a Bióloga Janete concluindo a Oficina
Grupo das Acads. Fabiana e Karmine juntamente com a Bióloga Janete concluindo a Oficina
Grupo das Acads. Claudiane e Paula juntamente com a Bióloga Janete concluindo a Oficina
11/06/2013 - terça-feira
- Uma Noite no Museu - Ministrantes: Prof (a) Luciana Scur, Acad. Fernanda Tonolli,  Acad. Krislei Scienza, Acad. Léia Ribeiro dos Santos, Acad. Guilherme Cansan, Prof. Ronaldo Wasum, Prof. Jocelei M.P. de Oliveira, Janete M. Scopel, Acad. Joana Becker, Rosângela Molon.




Educação Ambiental no Museu de Ciências Naturais

      O trabalho realizado pelo Museu de Ciências Naturais preocupa-se em sensibilizar os visitantes para as questões ambientais e devido a isto realiza atividades monitoradas nos espaços de visitação e também oficinas de sensibilização.

Sala de Exposição Temporária

         É um espaço destinado a exposições de arte, fotografia, coleções biológicas. É destinado para mostras das diferentes áreas das Ciências Naturais.








Museu Itinerante e Interativo em Ciências – MIIC/UCS

Reúne um conjunto de atividades experimentais, oficinas, painéis interativos, teatro infantil e recursos multimídia, integrando conhecimentos da área de ciências da natureza, de maneira interdisciplinar, em torno do tema gerador: a luz. Conta também comum planetário inflável para divulgar e popularizar os conhecimentos da Astronomia. É uma espécie de ´´Museu móvel``, que se desloca para as diferentes comunidades mediante solicitação.

Painéis no Museu Itinerante

Botânica

      O Herbário da Universidade de Caxias do Sul – HUCS reúne uma coleção de aproximadamente 40.300 exsicatas, exemplar de planta desidratado, utilizado para estudo e pesquisas botânicas, procedentes de coletas, especialmente da Região Sul do Brasil e de intercâmbios nacionais e internacionais. O acervo do Herbário é utilizado em diversos projetos de pesquisas, teses de doutorado em instituições nacionais e internacionais. Possui um Micoteca com mais de 2600 fungos, uma Liquenoteca com mais de 550 líquens  Faz parte da Botânica, o setor de Aerobiologia, que compreende a coleta de pólen e esporos de fungos atmosféricos, possui um equipamento Burkard que coleta diariamente uma lâmina com os registros dos polens e dos fungos desde 2001. Esse acervo auxilia o tratamento da população local alérgica a pólen e a esporos de fungos. Esta é a única estação aerobiológica do País.


Coleção Científica do Herbário do MUCS


Coleção Científica Musgos do Herbário do MUCS
Exemplar do Herbário do MUCS


Exemplares do Herbário do MUCS










Central de Empréstimos de Material Pedagógico Alternativo

Com ênfase em materiais instrucionais, a Central de Empréstimos de Material Didático Alternativo produz e empresta materiais didáticos, como coleções, jogos, modelos anatômicos e livros para professores das escolas da região, sem ônus. Todo o material é acondicionado em caixas com tampa e alça para facilitar o transporte, e grande parte desse acervo serve de apoio ao desenvolvimento das propostas nos quatro estágios de licenciatura.

Modelo Anatômico da Central  de Empréstimos
Modelos Didáticos da Central  de Empréstimos

Modelo de Célula da Central de Empréstimos

Exemplares de Esponjas da Central de Empréstimos






Zoologia

        O setor abriga uma coleção científica de 3.550 espécimes, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos e invertebrados provenientes de várias regiões do Rio Grande do Sul. Conta ainda com uma coleção de referência de moluscos, aves taxidermizadas e de ossos de mamíferos, aves e répteis. Este acervo é utilizado nas aulas de graduação e pós-graduação, além de ser exposto à visitação no Museu.


Coleção de Insetos da Ordem Coleoptera do Setor da Zoologia


Coleção de Aves do Setor da Zoologia


Coleção Craniana de Aves do Setor da Zoologia


Adicionar legenda

Geociências

        Setor responsável pelo desenvolvimento de estudos geológicos e pela identificação de rochas, minerais e fósseis. Mantém um acervo de 500 amostras de rochas, minerais e fósseis de diversos pontos do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo, que é utilizado para exposições e para o ensino.


Coleção de Rochas e Minerais do Setor de Geociências do MUCS

Coleção de Rochas e Minerais do Setor de Geociências do MUCS

UCS Aquarium

          Possui 21 aquários, somando aproximadamente, 50.000 litros de água. Reúne cerca de 800 espécies, entre peixes, invertebrados, cnidários, equinodermos. São 20 aquários de água doce e um de água salgada. Neste espaço encontram-se painéis didáticos, tais como: Teia Alimentar no Meio Marinho, Tempo de Degradação do Lixo no Mar, Mapa Mundi, Placas Tectônicas, Bacias Hidrográficas da Região, Distribuição da Fauna Ictiológica Brasileira. O UCS Aquarium dispõe, também, um teatro infantil de fantoches. O teatro procura sensibilizar as crianças para a preservação do meio aquático. As escolas visitantes recebem monitoria realizada por estagiários do Curso de Ciências Biológicas.


UCS Aquarium

Sala de Exposição Permanente

É um espaço que representa dioramas dos ecossistemas do Rio Grande do Sul, modelos didáticos, fósseis, rochas e minerais, animais, modelo representativo do sistema solar e de um vulcão em erupção. As escolas visitantes recebem monitoria realizada por estagiários do Curso de Ciências Biológicas.

Sala de Exposição Permanente do MUCS