quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Curiosidades do Mundo Animal

A maioria dos animais e plantas adaptam-se ao meio que os rodeia. 

Os castores fazem exatamente o contrário, eles alteram o ambiente de acordo com as suas necessidades.

Constroem lagos e barragens para proteger as suas tocas que têm entradas subaquáticas.



DE GALHO EM GALHO
Os castores usam seus dentes e patas para cortar e empilhar madeira de árvores
1 – MÃOS À OBRA ADEUS, CORRENTEZA!
O primeiro passo da construção é fazer um tipo de represa num trecho do rio, que vai conter a correnteza da água. Para erguer a barreira, o castor empilha galhos e troncos, que ele mesmo corta de árvores usando seus poderosos dentes.

2 – HORA DE EMPILHAR

Por causa do represamento da água, surge uma área que parece um lago artificial, onde a força do rio está menor e fica mais fácil construir a toca.

3 – HORA DE EMPILHAR

Livre da correnteza, o castor escolhe se vai fazer a toca na margem do rio ou mais ao centro, numa ilha. Então, ele começa a juntar galhos e troncos embaixo da água para formar a base da obra e, depois, as paredes e o teto.

4 – PARA A FAMÍLIA TODA

Conforme a base cresce, o castor deixa espaços acima do nível da água, onde vão ficar as principais áreas da casa. Uma toca tem até seis metros de diâmetro e abriga até oito bichos.

5 – SUPER-RESISTENTE

Para reforçar a area interna, o bicho aplica lama e pedras nas paredes, com as patas traseiras, formando um reboque. É desse jeito que as paredes ficam com cerca de 30 centímetros de espessura, dando sustentação.
6 O castor é cuidadoso e nunca faz entradas para a toca acima do nível da água. Assim, o único jeito de entrar é nadando por túneis submersos, coisa que predadores, como águias e ursos, não conseguem fazer.
7 – Quando está pronta, a toca tem um ou mais cômodos, como o abrigo da família, onde ficam os filhotes. Também é ali que o bicho armazena comida para o inverno, quando prefere se proteger do frio dentro de casa, com a família.



Referências:

Disponível em: http://polisgn.wordpress.com/2013/11/09/um-lar-animal-construtores-incriveis-os-castores-erguem-suas-proprias-tocas/. Acesso em 10/08/14

Disponível em : http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/58-curiosidades-do-mundo-animal.html. Acesso em 14/08/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário