Aqui no Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul, temos o espaço do UCS Aquarium onde trabalhamos muito com a questão do lixo no meio aquático e o seu tempo para decomposição.
Todos sabemos (ou deveríamos saber) que a pilha demora entre 100 a 500 anos para se decompor, mas a sua composição é feita de metais pesados, cujo o tempo destes de decomposição é infinito, podendo causar vários impactos ambientais e a saúde humana.
Sorte nossa que existem pesquisadores que realizam trabalhos como este do qual venho trazer a vocês hoje.
Criaram uma pila que funciona ao ser mergulhada na água. Interessante não?! Quando mergulhada na água os íons positivos e negativos se misturam para ativá-la.
Não tem para vender ainda no Brasil, mas já é um começo para a proteção ao meio ambiente. Enquanto não há a venda deste item aqui, você pode dar o destino correto as suas pilhas. Existe uma lei que obriga as lojas que vendem este material a recolhê-los quando eles forem considerados lixo. Os estabelecimentos ficam encarregados do descarte correto das pilhas. Quando realizamos a coleta correta deste material estamos gastando menos energia para poderem ser fabricadas e libera-se menos poluição no ar, o que acaba sendo bom para nós e o meio ambiente.
Aqui em Caxias do Sul/RS, o supermercado Zaffari faz a coleta de pilhas. E você sabe onde tem coleta em sua cidade? Que tal pesquisar e falar para seus amigos e familiares?
Pesquisa realizada pela acadêmica em Ciências Biológicas Fabiana Setti Zulian
Nenhum comentário:
Postar um comentário